A partir de hoje, os trabalhadores do setor privado poderão contar com uma nova opção de crédito, o empréstimo consignado com uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) como garantia. Por enquanto, apenas a Caixa Econômica Federal oferece a linha de crédito, segundo informou o Ministério do Trabalho. Os empréstimos poderão ser pedidos em qualquer agência do banco.
Evento aborda reflexos da ferramenta eSocial para empresas
De acordo com o ministério, a nova linha de crédito estará disponível para 36,9 milhões de trabalhadores com carteira assinada. Os juros não poderão ultrapassar 3,5% ao mês, percentual até 50% menor do que o de outras operações de crédito disponíveis no mercado, informou o ministério. O prazo de pagamento será de até 48 meses.
A mudança entra em prática porque o governo alterou a regra recentemente e permitiu que os bancos tenham acesso à consulta do saldo do FGTS do trabalhador, além de separar o valor para garantia em uma conta específica. Dessa forma, não há risco de o trabalhador sacar o FGTS e o banco ficar sem garantia em caso de não pagamento das parcelas do empréstimo.
Bares e restaurantes podem se inscrever em projeto para obter selo de qualidade
A ideia é boa, pois nada mais justo ao trabalhador do que ter acesso a esse dinheiro do FGTS para poder pagar menos juros. O grande problema é que tem muita gente que não sabe controlar os gastos e pode pegar empréstimo sem necessidade e, depois, endividar-se.